De joelhos por Belém

Muitos foram à Cidade Velha e, em frente à Sé, nos reunimos para lutar, cada um com suas armas, por Belém. Alguns, trouxeram a experiência de defesa do patrimônio que alavancaram o desejo de termos um Centro Histórico, como as professoras Elna Trindade e Ana Léa Nassar Mattos; outros trouxeram a luta no sangue, como Graça Brasil; muitos trouxeram o olhar por Belém, como os fotógrafos Michel Pinho e Maria Christina. Difícil elencar todos, e falharei com muitos, mas vou tentar lembrar: Rose Norat, Thais Sanjad, as alunas da FAU/UFPA, José Francisco Ramos, Reia Lemos, Arnaldo Jordy, José Carlos, Márcia Lima, Silvio Leal, Alice Rosa, Paulo Ribeiro, Lea Vasconcelos, Evanildo Vilhena, Patricia Gonçalves e a equipe da Ong No Olhar, Ivan Costa do Observatório Social de Belém, Fábio Macedo, Maria Gorete Tavares, Pére Petit, Telma Saraiva, uma pequena multidão, além da adesão da mais nova pop-star brasileira Gaby Amarantos... e especialmente Dulce Rosa, nossa batalhadora defensora da Cidade Velha. Muitas caras novas e, sim, muitos jovens, especialmente representados por Iego Rocha e a turma do Ideias Que Transformam.
Fotografia Michel Pinho
Sim, senti falta dos moradores da Cidade Velha, mas certamente eles estavam lá e assinaram o abaixo-assinado em defesa do entorno do Centro Histórico. Afinal eles, mais que ninguém serão atingidos pelo aumento do tráfego e da mudança de situação de área nobre para a de periferia de um pseudo-novo-moderno. 
Eu e Michel Pinho saímos com um grupo para fazer um trabalho de educação patrimonial, com foco para a compreensão do processo de formação da cidade de Belém. Foi uma experiência muito interessante e que nos prometemos fazer outras vezes, com grupos maiores, pois, mais que rezarmos, precisamos fazer com que o conhecimento seja mais ampliado.

Comentários

Postagens mais visitadas