Chalés do Mosqueiro - urgente! [2]

Como já foi mostrado em postagem anterior a situação dos chalés mosqueirenses têm e tornado cada dia mais grave. O lugar-comum é acharmos um culpado, o poder público é sempre o foco e os funcionários dos órgãos os "meninos-de-surra".
Muitos agentes são necessários para garantir a preservação do patrimônio cultural: o poder público em suas várias instâncias, a iniciativa privada e a sociedade como um todo.

Rose Norat aparece mais uma vez nas discussões por e-mail, com uma colocação bem clara, a qual assino embaixo:

"Elna e demais colegas

Já havia recebido esse e-mail repassado pela Claudia Nascimento, demonstrando que a corrente de inconformismo vem se disseminado, e isso é muito bom. Contudo, enquanto não se fechar o inventário de Mosqueiro e a regulamentação da área de proteção, incluindo penalidades, fica difícil atuar ou exigir que a prefeitura tenha uma ação direta e eficiente. Há indicativos no plano diretor, mas de fato nenhuma legislação específica. A própria revisão da Lei 7.709, que deveria já estar ocorrendo tendo por perspectiva sua ampliação no que tange à proteção de outras áreas, acredito que esteja paralisada, talvez nem tenha sido iniciada. Não sei.
Destaquei penalidades, porque os incentivos, como o de isenção e descontos de IPTU previstos na 7.709, já foram ampliados para todo o município, apesar de pouco usado nos distritos.
Além de Mosqueiro, temo imensamente por Icoaraci, neste caso pelo claro avanço da especulação imobiliária. Se relmente quisermos agir sem ficar lamentado as fotos deprimentes (antes, durante e depois), acho que deveríamos pensar em projetos específicos, até pelas academias, ongs e afins, que pudessem subsidiar os órgãos de preservação no sentido de propor instrumentos legais para coibir ações de destruição de nosso patrimônio.
Eu bem sei de cadeira as limitações as quais muitas vezes os técnicos dos poderes públicos, cientes das problemáticas, não conseguem avançar como gostariam e ainda quando há avanços, sempre tem algo em frente (ou seria em cima) que emperra!!!
Que tal, vamos unir as forças?

Cordiais saudações

Roseane Norat"


Acho que vou acabar chamando a Rose Norat para colaboradora deste blog!

Comentários

Postagens mais visitadas