Boa surpresa de final de ano!

Terminou hoje o curso Memória e Patrimônio Histórico e Cultural: Uma Abordagem Antropológica, com a antropóloga Patrícia Guilhon. Uma bela surpresa, que me estimulou a escrever muito e muitas coisas mais. Além disso, a proposta da última aula foi uma dinâmica de produção de textos que resgataram várias memórias pessoais de vivências da cidade de Belém, contruindo quadros interessantíssimos da paisagem urbana de décadas passadas de bairros como Terra Firme, Canudos, Campina, Cidade Velha... Pedi aos colegas que me mandassem seus textos e, conformem cheguem às minhas mãos, serão disponibilizados aqui. São relatos de histórias que podem ajudar a compor o cenário de décadas passadas dessa cidade. Quem tiver textos, e quiser contribuir, estamos aqui!
Tenho uma dívida pessoal em coletar as memórias da D. Edith Santos, que tem a idade do Cinema Olympia, e lucidez capaz de relatar detalhes do início do século XX! Cobrem-me que virá!!
E por falar em cinema, como eu fui uma boa menina nesse ano, "Papai Noel deixou meu presente de Natal...Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém!" Teve um sorteio de livros no encerramento do curso e fiquei feliz com o que ganhei. Na verdade, fiquei secando desde a hora que vi: Cinema no Tucupi, do Pedro Veriano! Sempre quis ler esse livro, conhecer mais da história do cinema e do teatro de Belém, uma face rica e heróica da cultura paraense. O mais antigo cinema do Brasil, o Cinema Olympia com 96 anos de atividade, é um de seus ícones.

Comentários

Postagens mais visitadas